Tradutor

sábado, 23 de junho de 2012

LIMA - Peru

 PERU 


   LIMA




Saio de Cusco as 13:35h de sábado, 23 de junho de 2012.
Chego em Lima, pego minhas bagagens e rumo ao Cirque Hostel. Ligo para o hostel para me mandarem um taxi de confiança. Espero uma hora, porque o motorista tava me esperando do desembarque internacional e eu estava no nacional, porque vinha de Cusco, rs. Mas, tudo bem. No Peru não existe taximetro, você tem que negociar antes de embarcar. Mas, no meu caso o preço estava fixado: $50,00 - caro... mas melhor do que correr o risco de ser roubada. Fica a dica!!
Chegando, conheço Andrea, uma menina super simpática que trabalha na recepção e Maria, a dona do hostel. Me mostram o lugar e meu quarto, desfaço as malas e descanso um pouco. Queria comer algo, mas como já era um pouco tarde, Maria, me disse que por estar em um lugar residencial não encontraria nada aberto, e como tinha pedido uma pizza, me convidou para comer. hehe, obrigada!








No domingo, 24/06, queria mais era dormir, porque há dias estava acordando cedo, então não me preocupei com o horário. 
Acordei, tomei um banho, fui dar uma caminhada, liguei para casa, e fui almoçar. Encontrei um lugar não tão barato, mas delicioso: "Las Delicias", fica a uma quadra do hostel. Eles fazem sanduíches e sucos batidos com leite e iogurte... mmm
A tarde saio do hostel ás 16:30h, para conhecer a primeira atração de Lima: Parque de Las Águas
E pude conhecer o terrível trânsito da capital peruana... e se não bastasse isso, o péssimo transporte público daqui. Gentemmm, são uma espécie de micro ônibus super velhos, com bancos mais velhos ainda, e em cada um deles vai um cara "pendurado" na porta gritando o tempo todo os lugares por onde o carro vai passar... é um estresse!!! Se metem na frente dos outros carros, não respeitam os sinais, buzinam a cada 10 segundos... Um HORROR!!!


Bem, cheguei no parque ainda dia, e sei que o bonito do parque é quando escurece, porque eles acendem as luzes e as águas dançam todas coloridas...
                                                   Fuente de la Armonia
Depois de ver todas as fontes, comer um algodão doce, 3 churros, uma coca cola, andar com o trenzinho e bater muitas fotos, é hora de ir embora...
Tenho que tomar dois "ônibus", um que me leve até o Óvalo de Miraflores (que é uma rotatória principal) e de lá outro que percorra toda a Av. Ejercito, e pedir para descer na quadra 7, que é como eles se direcionam aqui. Cada passagem custa de $1,00 a $1,50 depende até onde vai. Comparado a Curitiba, barato, mais a qualidade... 

Na segunda feira, 25, é dia de enfrentar uma longa viagem, e bem longa diga-se de passagem, até o centro de Lima. Demoro cerce de uma hora para chegar até o ponto onde tenho que descer... e daquele jeito, escutando o cara gritar a viagem toda. 
Desço na Av. Emancipacion e caminho até a Plaza de Armas, queria ver a troca de guarda no Palácio Presidencial. 

                                      Palácio Presidencial                                                              Catedral   

Depois da "apresentação", tiro algumas fotos na Plaza e vou almoçar. Sigo em direção ao Museo do Banco Central de la Reserva, mas segunda eles não abrem : (
Então, caminhei até o Museo de la Inquisicion, que fica ao lado do Congresso, onde tem umas passagens subterrâneas, que era o antigo caminho utilizado nesse lugar. A entrada é grátis e guiada.

              Congresso                                                           Museo de la Inquisicion

Saindo de lá, fui até o Parque da Muralha, dá pra ver o cerro San Cristoban daqui, onde pretendo ir amanhã. Dei uma volta rápida, comprei uma água e continuei a caminhada, não tem muito o que fazer aqui.

Fui até a igreja e convento de San Francisco, onde estão as famosas catacumbas, para visitar custa $7,00 soles.
Adorei!! Bem interessante, o lugar é enorme, e onde estão os ossos de milhares e milhares de mortos é num "subsolo", eles estão meio que separados, tipo: fêmur com fêmur, crânio com crânio... 

Saí da igreja e fui caminhando em direção a praça de Armas, uma paradinha para compras, hehe, e chegando na Plaza de Armas, fui visitar o Palacio Arzobispal e a Catedral. Bem salgadinho: $30,00 para conhecer os dois.                                                                                  
           
            Palacio Arzobispal
O Palacio Arzobispal, ai se arrependimento matasse, não tem nada de legal, é apenas uma casa grande e com muito requinte, onde os cômodos estão todos mobiliados com móveis antigos, fim!!                                                                                                                                                                                                                 
E depois a Catedral, ela é linda, com muito ouro, e muitas... mmm, como se fossem vários altares em ambas as laterais, cada um de um santo.
E aqui também tem alguns ossinhos... rs 

Sai da Catedral, já estava quase escurecendo, fui em direção a avenida onde iria pegar o "confortável" ônibus que vai me levar até o Ovalo de Miraflores. Chegando no Ovalo, dei uma passadinha na loja Falabella, que assim como em Buenos Aires e no Chile, é enorme. Segui para pegar o outro busão até o meu destino final.  




Na terça, 26 de junho, voltei ao centro de Lima, e claro, enfrentei de novo o péssimo transporte publico da capital peruana e seu transito caótico... desci na frente da igreja de Santa Rosa de Lima, entrei na igreja, bati uma fotinho e parti pra Plaza de Armas, cheguei antes de começar a troca da guarda, estava muito quente, um sol forte, fui pedindo licença pra galera que já se acumulava em peso na frente do palácio do governo, e me sentei no meio fio, para mais uma vez assistir os 40 minutos da troca da guarda.
Depois parti em busca do Pollo a la Brasa, perguntei para um guarda municipal, e ele junto com outra guarda me mostraram o restaurante onde poderia saborear o famoso prato.
Essa foto que esta vendo a direita é a Prefeitura de Lima, ela está a esquerda do Palácio Presidencial, e o restaurante "Pardos Chicken " onde almocei, ficava numa ruela ao lado da Prefeitura.
O restaurante era bem bonito, atendimento ótimo, e a comida... mmm!!! Excelente.
De entrada pedi Pasteis a la Brasa, eram 3 pequenos pásteis de frango feitos na brasa com um molho de palta (abacate), que eu não gosto.. eca!! rs
Estavam bons. E finalmente, chegou a hora de provar o tal frango... sente a cara boa do prato:



1/4 de frango acompanhado de fritas, ovo, banana assada e molhos. Pra tomar um suquinho de laranja.
Gentemmm, "morri" - tava uma delicia, tinha um molhinho que era bem picante e que não gostei muito, mas o resto.... e que resto!!
Pedi uma coquinha... pra ajudar a descer, kkkk
E fui consultar a garçonete qual a sobremesa que ela recomendava, e la me disse para provar a torta de lucuma, que é uma fruta tipica do pais.
Olha ai.. será que tava boa?! hahaha


Delicia, delicia, assim você me mata... kkkk 
Aiai, além de me sentir madame, porque fui muito bem atendida, o restaurante lindo, comida maravilhosa, adorei o preço, porque pela cara do lugar e o tamanho dos pratos achei que ia gastar muito mais, porém, minha conta deu $ , como R$ .
Sai de lá, dei um tempinho pra comida baixar, estava empanturrada, rs...
E fui pegar o micro ônibus que leva até o alto do Cerro San Cristoban. O preço é de $5,00 - eles levam até em cima do cerro, esperam 20 minutos e te trazem de volta. 
Essa ai é a cruz que está no topo do cerro, a primeira foi de madeira, hoje ela é de cimento, e com essas luzes em toda ela, que acendem a noite servindo de referencia. 


Vista do cerro San Cristoban



Chegando do cerro, fui caminhando até um museu.

E depois passei na frente do Teatro Municipal, estava fechado, então não deu pra entrar. 
Depois fui novamente até o Museo del Banco Central, mas tinha fechado a 5 minutos acredita?! Fiquei de cara... e sem conhecer. Indo em direção a Plaza de Armas, passei por um shopping pequeno com muitas lojinhas, e comprei algumas coisinhas, uns presentinhos, garrafinhas de pisco, a bebida tipica lembra?! Aproveitei pra perguntar pra mulher da loja, que era uma querida, onde poderia comprar uma mochila, porque iria precisar de uma maior, para livrar um pouco do peso das bolsas, e tentar não pagar excesso de bagagem nos vôos. 
Ela me falou de uma rua, onde só vendia bolsas e mochilas, estava um pouco longe, mais lá fui eu...
E depois de camelar pra car@l**, encontrei um shopping de bolsas, e depois de muito escolher, comprei!
E agora a pior parte, ter que voltar tudo e mais um pouco até a avenida Emancipacion para pegar o busão e enfrentar uma longa jornada até o hostel.
Cheguei depois de quase duas horas, tomei um banhão e cama.

Na quarta, 27, é o dia de conhecer o Larcomar, o famoso shopping ao ar livre.
E mais uma vez pegar o busão.. ir até o Ovalo de Miraflores e lá pegar outro que para perto do Larcomar.
O gritador desse segundo ônibus, mané, não me avisou e passei dois pontos da onde tinha que descer, mais tudo bem, não estava com pressa... 
E chegando, essa foi minha vista:

O Shopping é grande, bonito, CARO, mas não é tão ao ar livre quanto diz a propaganda...
A vista para a praia é bonita, ventava bastante, e não estava tão quente... Seria melhor se não estivesse alguns metrinhos acima do nivel do mar, masssss tudo bem! Estava com fome, já era hora de almoçar, e fui de arroz, frango, ovo e batata frita que é servida num chapa bem quente... custou mais ou menos R$11,00  

Depois de encher a pança, o jeito é continuar passeando, olhando as lojas, olhando mesmo, porque comprar.... tudo carissimo, produtos de Cusco, como as tocas que comprei lá e paguei $10,00 aqui estavam custando $68,00 - $75,00, tipo, um absurdo!!! 
E de repente, eis que vejo uma loja ma-ra-vi-lho-sa, adivinha?! Com muitas vacas... aiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii, quase morri, todas lindissimas, e quase morri de novo, quando vi o preço, variavam de R$300,00 a R$500,00 REAISSSS, pense numa pessoa que quase enlouqueceu... ai já que não podia trazer nenhuma, bati fotinho escondida da moça da loja... assim, pelo menos a foto eu teria de recordação, rs



Bom, depois de comprar uma polaina e uma pulseira numa loja de biju, um alfajor e meu chocolatinho preferido na Havana, de tirar fotos das vaquinhas, saio do shopping e vou caminhando até o Ovalo de Miraflores, é longe, mas tem muitas lojinhas pelo caminho, e entro em quase todas, e compro só em algumas, rs
Chego no Ovalo, vou ao Mc Donald´s e tomo o melhor capuccino da minha vida... de Chocolate Branco, muitooooooooooooooo bom!!!
Pego o busão, volto pro hostel, do uma agilizada nas minhas coisas, afinal, amanhã vou embora : (
Entro na net, atualizo aqui o blog, troco uma idéia com os indianos que estavam hospedados no hostel, ganho uma nota de 10.000,00 rubias, que vale mais ou menos U$10,00.

E está chegando ao fim minha estadia no Peru, esse pais lindo, colorido, de gente querida e hospitaleira.
Como tenho que estar no aeroporto só as 22:30h, aproveito o dia pra relaxar, caminhar até o Malecon, ficar olhando para o mar, admirando o Pacifico...O dia não estava dos melhores, céu encoberto, muito vento, e um pouquinho frio.

Fico um tempão em um banquinho, sentada, deitada, só olhando a paisagem... agradecendo a Deus por me proporcionar essa viagem, cuidar de mim, por estar voltando pra casa, em segurança... e FELIZ!!
Feliz por ter viajado, e feliz por poder voltar para abraçar as pessoas que amo. Meu namorado lindo, Diogo, minha mãezinha, minhas crianças fofas...











Faço meu ultimo lanche na lanchonete Las Delicias, rs e vou para o hostel arrumar minhas tranqueiras e tentar fazer todas as minhas coisas caber nas malas... 
22hr vou para o aeroporto, na hora do check-in aquele medinho de ter que desembolsar a grana pro excesso de bagagem. Tinha 2 malas grandes, que já sabia o que tanto podia colocar nelas, porque quando vim de Cusco o peso deu na tampa. O problema foi uma outra bolsa, que queria levar como bagagem de mão, junto com minha mochila, a maior, que comprei, lembram?! Pois então... estava com 10kg de excesso, era o que pesava a bolsa "de mão", mas me dei tão bem, que a atendente da Lan acho que teve pena de mim, e despachou a mala sem me cobrar nadinha... uhuuuuuulllllll
Pense numa menina feliz : )
Era eu, rs
Fui de boa, assistindo um filminho no avião, tava friozinho, e pude ter uma visão maravilhosa.... o sol nascendo láááááááááááááááááááááá no horizonte...

Chego em São Paulo - Guarulhos, e não me preocupo muito com a bagagem, porque no Brasil isso não é tão rigido, porém, os atendentes também não são tão sensiveis... fizeram eu carregar a bolsa de 10kg pelo aeroporto e em cima do avião... rs
Sofrimentos a parte, AMEI a viagem, cheguei em Curitiba ás 13:30hr do dia 29 de junho de 2012 e já pensando na próxima aventura... ahahshshsua
Espero que tenham gostado, em breve tem mais..
Hasta Luego!!
Beijocas, Tati

3 comentários:

  1. Gostei do post! É bom saber também de Lima, pois Peru não se resume a Machu Picchu, né? Vamos evitar o uso da "van lotação", mas uma vez pra saber como é nós usaremos :)

    ResponderExcluir
  2. Nossa! Como deixei essa Fuente de la Armonia passar? Na verdade eu nem sabia da existência, mas é uma pena, achei realmente impressionante. Gostei do jeito que você escreve seu blog, fico no aguardo por mais aventuras... hehehe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, por enquanto poucas pessoas me visitam, rs, mesmo eu fazendo propaganda dele. Dei uma espiadinha no seu, quero olhar com mais calma, pelo jeito ele é ótimo. E breve, vem mais aventuras... abraço!!

      Excluir